A FIFA confirmou que as equipes terão até cinco substituições por partida, em vez das três habituais, como uma medida temporária para ajudar a lidar com possíveis congestionamentos após o surto de coronavírus.
A mudança nas regras será permitida em todas as competições que devem terminar até o final deste ano e caberá a cada organizador da competição implementá-la.
A FIFA também disse que as competições que atualmente usam o sistema de repetição de vídeo (VAR) seriam livres para interromper seu uso ao reiniciar.
A IFAB, órgão regulador do futebol, concordou em fazer a mudança nas regras “com base em uma proposta recebida da FIFA buscando proteger o bem-estar dos jogadores”, acrescentou o comunicado.
O futebol está parado desde meados de março, mas muitas ligas e federações ainda esperam concluir a temporada. Para fazer isso, eles precisariam colocar os jogos em um período mais curto do que o habitual, assim que retornarem.
“A emenda temporária entra em vigor com efeito imediato e foi feita porque as partidas podem ser disputadas em um período condensado em diferentes condições climáticas, as quais podem ter impactos no bem-estar dos jogadores“, afirmou a FIFA.
“A IFAB e a FIFA determinarão em um estágio posterior se essa alteração temporária precisaria ser estendida ainda mais (por exemplo, para competições que devem ser concluídas em 2021).”
SAIBA MAIS:
Son, do Tottenham, completa serviço militar na Coréia do Sul
Gabigol recusou transferência para o West Ham em janeiro
Giovanni Reyna fecha novo acordo com o Dortmund até 2023, segundo jornal