A enorme proposta de compra de 300 milhões de libras do Newcastle de um consórcio liderado pela Arábia Saudita está cancelada, foi anunciada oficialmente.
A notícia chega em meio a quatro meses de escrutínio da Premier League após preocupações com reclamações de pirataria e direitos humanos na Arábia Saudita, deixando o proprietário Mike Ashley, agora muito difamado, sem um comprador para o clube.
Nesta quinta-feira, a Saudi Public Investment Fund, PCP Capital Partners e RB Sports & Media anunciaram que se retiraram formalmente do processo de aquisição.
Uma declaração nesta quinta-feira dizia: “Com uma profunda apreciação pela comunidade de Newcastle e o significado de seu clube de futebol, tomamos a decisão de retirar nosso interesse em adquirir o Newcastle United Football Club.
“Fazemos isso com pesar, pois estávamos empolgados e totalmente comprometidos em investir na grande cidade de Newcastle e acreditamos que poderíamos ter devolvido o clube à posição de sua história, tradição e mérito dos torcedores“, dizia parte do comunicado.
Documentos relacionados a uma aquisição de 300 milhões de libras do St James ‘Park, do atual proprietário Ashley, foram registrados na Premier League em abril, mas foram examinados durante um teste de proprietários e diretores.
A aquisição teria feito com que o Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita ganhasse uma participação de 80% no clube inglês.
Os irmãos Reuben e a financiadora britânica Amanda Staveley planejavam comprar cada um dos 10% restantes para acabar com a propriedade de Ashley.
Ashley agora manterá os 17 milhões de libras pagos pelo consórcio da Arábia Saudita, uma vez que não é reembolsável.