O treinador do Barcelona, Ronald Koeman, explicou que utiliza a formação 4-2-3-1 no clube porque não tem alas na equipe.
O holandês readaptou a formação 4-3-3 de longa data em Camp Nou para um sistema 4-2-3-1 mais compacto, que é semelhante ao que ele implantou em clubes anteriores e na Holanda.
A principal mudança em relação à temporada passada é a forma como os ataques são estruturados, agora há dois meio-campistas específicos ancorando o time, com três atacantes se alinhando atrás de um centroavante, ao invés de três atacantes jogando em funções notavelmente mais avançadas do que três meio-campistas anteriormente.
De acordo com o AS, Koeman explicou quando questionado sobre seu sistema: “Como treinador, tenho minhas preferências de sistema. Por que jogar com jogadores laterais se não temos alas no elenco? Na minha opinião, o 4-2-3-1 é o sistema perfeito para esta equipe considerando as qualidades dos jogadores.”
O ex-zagueiro também foi questionado sobre as contratações do Barcelona na recente janela de transferências, em meio a cortes na temporada passada.
Sergino Dest e Miralem Pjanic são os novos jogadores do Barça, ao lado de Francisco Trincao e Pedri, contratados na temporada passada, enquanto Philippe Coutinho regressou de um empréstimo ao Bayern Munique.
“O time está bem, estou feliz com o plantel que temos. Tentamos melhorar, mas faz parte da situação financeira do clube. Temos que aceitar isso e trabalhar duro“, disse Koeman.